METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO

 

FASE A – DESK RESEARCH/ Análise de Dados Secundários

·         Desk-research/ Pesquisa Documental para identificação, organização e análise de dados provenientes de pesquisas do IBGE, censitárias (Censo Demográfico e Contagem da População) e por amostra (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD e Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF) e complementados por outras fontes.

 

ð  Na análise dos dados demográficos levantados serão utilizados recursos de geoprocessamento e modelagem estatística, posteriormente também associados aos dados primários coletados na FASE B do estudo.

 

FASE B – PESQUISA DESCRITIVA CONCLUSIVA

q   Metodologia e Técnicas de Investigação

·       Pesquisa quantitativa, realizada por meio de entrevistas com consumidores seniores, estratificados quanto ao sexo, às faixas etárias e aos mercados regionais de interesse do estudo, com aplicação de questionário estruturado, contendo perguntas abertas e fechadas, a ser discutido e aprovado junto ao cliente.

 

ð  O tempo de aplicação do questionário deve ser de aproximadamente 40 minutos.

 

·       Para obtenção de adequada representatividade de todos os estratos socioeconômicos e perfis etários dos seniores, adotamos duas técnicas de investigação distintas, conforme cada tipo de público e região geográfica, a saber:

 

ð  Abordagens domiciliares com controles de cota segundo as faixas etárias, classificação sócio econômica e região de moradia das cidades pesquisadas.

 

ð  Entrevistas telefônicas complementar, de modo a contornar as dificuldades de abordagem pessoal junto a perfis seniores sub-representados na amostra domiciliar.

 

 

q Amostra

·      Como em 2009 e 2010, em 2011 a amostra da pesquisa será composta de 1.500 casos, considerando-se os seguintes mercados regionais urbanos para análise do segmento:

 


ð  São Paulo Capital

ð  São Paulo Interior

ð  Rio de Janeiro

ð  Belo Horizonte

ð  Brasília

ð  Curitiba

ð  Porto Alegre

ð  Recife

ð  Salvador

ð  Belém


 

 

 

 


·      Estas entrevistas serão distribuídas de modo a obter-se a melhor representatividade amostral e bases mínimas para análise dos diversos perfis de seniores pesquisados.